POR QUE INVESTIR EM IMÓVEL É UMA BOA OPÇÃO?

Rentável, com valorização de mercado e possibilidades de revenda futura, as aplicações em imóveis continuam crescendo. Um dos fatores determinantes é a taxa Selic e os financiamentos.



As oportunidades do setor imobiliário estão positivas, apesar da pandemia causada pelo coronavírus em 2020. Isso porque ao investir em imóvel você garante inúmeros benefícios, como a renda proporcionada ao alugá-lo.


As taxas de rendas fixas também estão muito baixas para investimentos, o que favorece durante as crises, pois os altos riscos oscilam muito e geram vantagens para quem investe.

Rendimentos ao investir em imóvel

De acordo com Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o investimento em imóvel rendeu 15,3% ao ano na última década. Apesar de uma queda entre 2015 e 2017, a recuperação do setor imobiliário começou a alavancar nos anos de 2018 e 2019.


O presidente da associação, Luiz Antonio França, afirma que mesmo com a crise, as pessoas precisam adquirir imóveis, por isso, o mercado continua gerando lucro. Além disso, o financiamento está mais acessível, proporcionando a tendência da valorização ao longo dos anos.


Renda fixa com o valor do aluguel

Muitas pessoas não compram imóveis pensando em ter um local fixo para residir, mas sim para poderem alugar a propriedade. A renda de um aluguel é extremamente benéfica, principalmente em momentos de dificuldades econômicas.


A cada ano, a inflação faz com que o valor do aluguel seja ajustado, o que também assegura que a renda recebida estará de acordo com o setor econômico do mercado imobiliário. Por isso, investir em imóvel é uma ótima opção para quem deseja ter uma renda extra.


Taxa de juros baixa torna o crédito mais acessível

Como dito no tópico anterior, a cada ano temos mudanças econômicas. Isso ocorre porque a taxa Selic, que é a taxa de juros da economia do Brasil, é ajustada. Ela influencia no movimento financeiro de todos os bancos em relação às taxas cobradas em empréstimos, investimentos, inflações, etc.

Por isso, aproveitar o momento em que a taxa Selic está baixa é ideal para investir em imóvel e economizar. Isso porque quando ela está menor, há mais acessibilidade de conseguir crédito nos bancos, possibilitando o investimento.


Em uma rápida pesquisa é possível se informar sobre o valor da taxa Selic do dia. Dependendo da porcentagem, é benéfico entrar em contato com o seu banco para aproveitar o crédito mais acessível e comprar um imóvel.


Benefícios ao investir em imóvel à vista

Ao investir em um imóvel à vista você conta com algumas vantagens. Uma delas está nas negociações que os proprietários podem proporcionar a você. Vale a pena pesquisar diferentes imobiliárias e perguntar aos proprietários para conferir qual imóvel terá o maior valor de desconto.


Investir em imóvel à vista significa que você tem um alto valor reservado para essa compra, então, que tal pesquisar por imóveis prontos? Caso você deseje investir em mais de uma propriedade à vista, o retorno será maior ainda. Com os imóveis alugados é possível organizar-se financeiramente e administrar os imóveis para ter tranquilidade econômica.

Dicas para investir em imóvel


Antes de investir em imóvel é muito importante avaliar alguns aspectos para realizar a melhor escolha. Para ajudar você, falaremos sobre algumas dicas relevantes.


Localização


Analise se a região é próspera e com serviços essenciais próximos, como hospitais, faculdades, escolas, supermercados, comércio, farmácias, transportes públicos, entre outros estabelecimentos utilizados frequentemente. Isso ajudará e oferecerá mais benefícios para quem alugar.

Análise profissional da planta


É importante escolher um imóvel com uma planta que atenda alguns requisitos. Observe se há muito barulho vindo do lado de fora, se há banheiros e quartos o suficiente e se será necessário realizar reformas. Além disso, perceber se há entrada de luz solar e garagem também valorizam o imóvel.


O ideal é ter a ajuda de um profissional especializado, como um arquiteto ou engenheiro, para que o imóvel seja analisado e você receba a opinião a respeito de possíveis reformas para não ter que gastar muito.


Tipo de imóvel


Há diferenças entre investir em uma casa, apartamento, prédios comerciais, terrenos, imóvel de campo, apartamentos ou casas na planta, etc. Por isso, essa avaliação também é essencial ao investir em imóvel.


Procurar corretores e empresas especializadas, é essencial para entender qual o melhor tipo de imóvel para investir. Além disso, você poderá fazer a análise da documentação com os profissionais do ramo, se prevenindo financeira e juridicamente com a compra.


Avaliação do condomínio e IPTU

Outro fator importante para ter atenção ao investir em apartamentos é a estrutura do condomínio. O ideal é checar quais são os benefícios oferecidos, como se há piscina, playground, quadras, salão de festas, churrasqueira, academia, lavanderia, terraço, etc.


Avaliando o valor do condomínio e IPTU e identificando quais são as vantagens, será mais fácil de colocar na balança se o investimento vale a pena. Além disso, as condições do imóvel também estão nesse tipo de avaliação. Saber se há problemas com os cabeamentos de internet, se há infiltrações, são coisas que não surgem em primeiro momento, mas podem incomodar depois da mudança.


Como foi possível notar, existem várias vantagens ao investir em imóvel. O momento é propício e a oportunidade de viver de uma renda fixa é muito vantajosa.


Lembre-se de que para comprar uma residência é preciso realizar uma pesquisa antes: veja se a localização é boa e se será valorizada, converse com a imobiliária responsável para saber todas as informações relevantes. Busque um arquiteto ou engenheiro para avaliar o imóvel antes de comprar, pesquise diferentes orçamentos e tenha um valor significativo reservado para esse investimento.


5 visualizações0 comentário